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Um regulamento totalmente original...

1/ Principios da Prova : Efectuar o percurso predefinido passando por todos os controles de passagem (CP) colocados no percurso. O principio é : " acumular o minimo ", calro que falamos de quilometros e não de minutos. Nenhum critério de velocidade é tido em conta para a classificação da prova. Para tal... Cada manhã, as concorrentes tiram à sorte um dos 5 percursos predefinidos. Recebem um " Road Book " e descobrem assim o seu " traçado " para o dia. Esse documento apenas informa, de modo sucinto, quais as coordenadas geográficas (30°28'560 N / 006°25'743 W) dos 6 pontos de controle diários (CP) e da linha de chegada. 4 percursos são identicos em tempo, distância e dificuldade. Um 5ª percurso, exclusivamente destinado aos SUV (Sport Utility Vehicle), que foi utilizado pela primeira vez em 2003 tendo em linha de conta a especificidade desse tipo de veículos. Esta separação tem como unico objectivo a separação do conjunto de equipas participantes em 4 grupos e evitar assim a aglomeração de concorrentes num mesmo percurso.. Os veículos participantes têm, nesse sentido, a interdição formal de se seguirem ou de rolarem juntos durante a etapa. As concorrentes traçam a sua rota no mapa e devem seguir esse itinerário de acordo com as regras estipuladas, unicamente com a ajuda de uma bussola e de uma carta militar (navigação à antiga - GPS estritamente interdita). A partida é efectuada, de minuto em minuto, todas as manhãs pelas 6h para percursos diários médios de 14 a18h.

2/ Modo de calculo das penalidades : - Todos os quilómetros suplementares tendo em conta a quilometragem ideal (" linha recta" ligando a partida à chegada passando por todos os CP), são comtabilizados na base de 1 km = 1 ponto (se uma equipa faz 256 km quando o percurso directo seria de 240, ela terá assim 16 pontos de penalização quilométrica). - Cada CP deverá ser atingido pela correcta ordem (interdito de carimbar a passagem no CP3 antes do CP2). Todo o CP não atingido será penalizado de acordo com umaa tabela fixa (CP 1 - 40 pontos, CP 2 - 60 pontos, CP 3 - 80 pontos, CP 4 - 100 pontos, outros CP 100 points). - A classificação é obtida pela adição das " penalizações KM" e das " penalizações CP ". - A estas serão adicionadas eventuais penalizações por derespeito ao regulamento , desempanagem mecânica,... - A primeira classificada será aquela que totalizar a menor da soma das penalizações.

3/ Classificação : Diáriamente será estabelecida uma classificação de etapa para cada tipo de veículo assim como uma classificação geral acumulativa das etapas anteriores.

4/ Assistência às equipas e segurança : - Uma assistência mecânica é montada pela organização (vários veículos 4x4). É comum a todas as equipas. - Uma assistência médica, montada pela organização, acompanha a caravana (médicos, helicópteros, veículos medicalizados). - Um " terminal de busca" (caixa electrónica que emite um sinal a intervalos regulares, via satélite, para determinar a posição no terreno) é instalado no tecto de cada veículo. É um elemento de segurança que permite acompanhar, a partir do "centro de vigilância" as equipas no terreno. Este terminal permite, aos concorrentes, em caso de necessidade emitir uma " chamada " (botão de alerta programado que envia instantaneamente a posição e tipo de " necessidade ").

5/Dormidas e alimentação : Acampamentos durante a prova com duches quentes e sanitários – de manhã e à noite refeições marroquinas em tendas comuns – rações para almoço – distribuição de prémios / soirée de gala num hotel.

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