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Um regulamento totalmente original...
1/
Principios da Prova : Efectuar
o percurso predefinido passando por todos os controles de
passagem (CP) colocados no percurso. O principio é
: " acumular o minimo ", calro que falamos de
quilometros e não de minutos. Nenhum critério
de velocidade é tido em conta para a classificação
da prova. Para tal... Cada manhã, as concorrentes
tiram à sorte um dos 5 percursos predefinidos. Recebem
um " Road Book " e descobrem assim o seu "
traçado " para o dia. Esse documento apenas
informa, de modo sucinto, quais as coordenadas geográficas
(30°28'560 N / 006°25'743 W) dos 6 pontos de controle
diários (CP) e da linha de chegada. 4 percursos são
identicos em tempo, distância e dificuldade. Um 5ª
percurso, exclusivamente destinado aos SUV (Sport Utility
Vehicle), que foi utilizado pela primeira vez em 2003 tendo
em linha de conta a especificidade desse tipo de veículos.
Esta separação tem como unico objectivo a
separação do conjunto de equipas participantes
em 4 grupos e evitar assim a aglomeração de
concorrentes num mesmo percurso.. Os veículos participantes
têm, nesse sentido, a interdição formal
de se seguirem ou de rolarem juntos durante a etapa. As
concorrentes traçam a sua rota no mapa e devem seguir
esse itinerário de acordo com as regras estipuladas,
unicamente com a ajuda de uma bussola e de uma carta militar
(navigação à antiga - GPS estritamente
interdita). A partida é efectuada, de minuto em minuto,
todas as manhãs pelas 6h para percursos diários
médios de 14 a18h.
2/
Modo de calculo das penalidades
: - Todos os quilómetros suplementares tendo em conta
a quilometragem ideal (" linha recta" ligando
a partida à chegada passando por todos os CP), são
comtabilizados na base de 1 km = 1 ponto (se uma equipa
faz 256 km quando o percurso directo seria de 240, ela terá
assim 16 pontos de penalização quilométrica).
- Cada CP deverá ser atingido pela correcta ordem
(interdito de carimbar a passagem no CP3 antes do CP2).
Todo o CP não atingido será penalizado de
acordo com umaa tabela fixa (CP 1 - 40 pontos, CP 2 - 60
pontos, CP 3 - 80 pontos, CP 4 - 100 pontos, outros CP 100
points). - A classificação é obtida
pela adição das " penalizações
KM" e das " penalizações CP ".
- A estas serão adicionadas eventuais penalizações
por derespeito ao regulamento , desempanagem mecânica,...
- A primeira classificada será aquela que totalizar
a menor da soma das penalizações.
3/ Classificação
: Diáriamente será estabelecida uma classificação
de etapa para cada tipo de veículo assim como uma
classificação geral acumulativa das etapas
anteriores.
4/ Assistência às
equipas e segurança : - Uma assistência
mecânica é montada pela organização
(vários veículos 4x4). É comum a todas
as equipas. - Uma assistência médica, montada
pela organização, acompanha a caravana (médicos,
helicópteros, veículos medicalizados). - Um
" terminal de busca" (caixa electrónica
que emite um sinal a intervalos regulares, via satélite,
para determinar a posição no terreno) é
instalado no tecto de cada veículo. É um elemento
de segurança que permite acompanhar, a partir do
"centro de vigilância" as equipas no terreno.
Este terminal permite, aos concorrentes, em caso de necessidade
emitir uma " chamada " (botão de alerta
programado que envia instantaneamente a posição
e tipo de " necessidade ").
5/Dormidas e alimentação
: Acampamentos durante a prova com duches quentes e sanitários
de manhã e à noite refeições
marroquinas em tendas comuns rações
para almoço distribuição de
prémios / soirée de gala num hotel.
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